domingo, 15 de agosto de 2010

O que é estar com Deus?

As vezes pensamos que estar com Ele é simplesmente estar em uma Igreja exporadicamente; já outras vezes achamos que não precisamos nem mesmo de uma. Damos a desculpa de que “se Deus habita em nossos corações não é preciso estar lá”. Sim, é real e absolutamente correto o ensinamento que Igreja não é garantia ou caminho para a Salvação. Mas enfim, o que eu quero mostrar com esses exemplos são os enganos que as vezes nós cometemos quando pensamos no que é preciso para se estar na presença de Deus, e esses tais enganos existem de fato; mas pra mim, particulamente, o maior desses enganos é quando passamos anos e anos na comunhão da igreja com os irmãos, cantando, ministrando e “evangelizando” apenas de corpo presente, mas com o coração, absolutamente afastado da presença de Deus.


Estar com Deus verdadeiramente, é exalar Deus, é transbordar Deus não de uma forma extravagante, até porque Jesus era simples e discreto, mas ter uma vida de comunhão com Ele. Certa vez ouvi uma pregação que fala sobre o Cristianismo que nós, jovens, vivemos no século XXI; cristianismo fácil, cristianismo que implica em mostrar como é “bonitinho” ir a Igreja, como é “lindo”cantar no ministério Jovem, como é “lindo” levantar as mão e orar “fervorosamente”.... Nós, jovens cristãos de hoje, achamos que para ser de Deus precisamos ser extravagantes. Quanto engano!!! Estar com Deus implica em uma mudança de vida radical, em abandonar o pecado, em saber sofrer silenciosamente, pois Jesus sofreu silenciosamente, implica em parar de reclamar da vida que se leva; estar com Deus é olhar para o irmão e não ver mais o corpo mas a alma e se importar se aquela alma é ou não salva. Mas o problema começa quando nossos olhos, que ao invés de serem espírituais se limitam em dois globos oculares, não se inclinam para ver as coisas do Alto, pelo contrário, se declinam a cada dia mais.

Em uma outra ocasião, ao ler o folheto de evengelismo que iamos entregar, fui impactada com o que estava escrito lá. O folheto fazia a seguinte suposição: “Suponha que você estivesse diante de Deus nesse momento, e Ele lhe perguntasse: ‘Por que Eu deveria deixá-lo entrar no céu?’ O que você diria?”. Ao me deparar com a seguinte pergunta a minha plerplexidade foi grande, pois eu realmente não faço nada [nada do que realmente importa pra Deus] para estar no céu. É claro que não seremos merecedores nunca e a Palavra é clara nisso, mas Jesus disse que toda árvore que não desse frutos seria cortada e jogada ao fogo. E a minha decisão FOI, aliás, É dar frutos pra Deus. Não o faço, ainda, como deveria, porém sei que é necessário lutar para agradar a Deus e eu não quero estar, como diz a letra de uma música, ‘livre só de faixada.’ E creio que você também não queira.

Chega desse cristianismo extravagante que nós estamos vivendo! Deus tem que se mostrar em nós no dia a dia, no nosso falar, no nosso olhar, no nosso AGIR, e não num domingo a noite quando estamos no culto, ou um sabado que estamos “entregando folhetinhos”. Isso tudo deve ser feito, é óbvio, mas que não sejamos como os Fariseus, os Saduceus e os grandes Mestres da Lei que eram povo de Deus apenas da boca pra fora. Será que o texto de Marcos 7; 6 que diz: “Este povo honra-me com os lábios, Mas o seu coração está longe de mim”  é valido para nós? Tomara que não!!! Nosso desejo tem que ser agradar a Deus e não a nós mesmos, porque nós fomos feitos única e exclusivamente para isso. Nosso chamado é fazer a diferença no mundo e não sermos como ele! Isso sim é estar com Deus!

Fiquem com Deus!!!!

Um comentário: